A foto mostra um dos gênios: Hiroshi Yamauchi.
Para você teruma idéia, a princípio Hiroshi e Uemura queriam fazer uma máquina com uma CPU de 16 bits, mas chegaram a conclusão que isso sairia muito caro tanto para eles quanto para os consumidores, resultando então em uma CPU de 8 bits, que foi o suficiente para empolgar e alegrar milhões de pessoas. Se criava, então, uma CPU chamada 6502, customizada de Motorola, com 8 bits de processamento, boa e barata, que era utilizada na época por arcades e os computadores norte-americanos Apple.
Essa CPU não podia fazer todo o trabalho gráfico sozinha. Foi criada então a PPU (Picture Processing Unit), sendo mais explícito, a Unidade de Processamento Gráfico, isto é, o hardware que auxiliava a CPU 6502 no seu processamento gráfico. A resolução gráfica era de 250x240 pixels. Nascia o Family Computer, ou Nintendo Entertainment System. O Famicom chegou ao mercado japonês em julho de 1983, e o NES em agosto de 1985 nos EUA.
1984 - O NES é apresentado oficialmente aos americanos na Consumer Eletronics Show 84, com 25 jogos oficialmente anunciados, cercado de acessórios e com pinta de equipamento de informática. O público torceu o nariz. Na CES seguinte, o aparelho reapareceu completamente redesenhado, simplificado (sem aquela parafernália toda) e já com o nome de Nintendo Entertainment System. A aceitação foi melhor - se já foi boa em 1984, e agora em 1985?! Para colocá-lo no mercado americano, a Big N decidiu lançá-lo primeiro em Nova York, o verdadeiro pólo-comercial dos EUA. A empresa desenvolveu um paciente trabalho com as lojas, batendo de porta em porta, até convencer que o NES seria um sucesso.